Relações

Consultoria em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica

Descrição e Análise de Cargos

A “descrição de cargo” pode ser entendida como o processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Constitui-se assim, num retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo, que o diferencia dos demais da empresa (identidade/desenho do cargo). Já a “análise de cargo” é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado.

A descrição e análise de cargos (DAC) pode ser entendida também como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos, tais como: dificuldades no processo de recrutamento e seleção; levantamento de necessidades e seleção dos conteúdos para programas de treinamento de pessoal; avaliação de cargos e determinação das faixas salariais e plano de carreira; determinação das linhas de autoridade e responsabilidade na organização; fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e mérito, dentre outros.

A Relações – Consultoria em Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica se dispõe ao desenvolvimento de projetos e prestação de serviços nesta área. Quer contar conosco? Você e sua empresa podem: entre em contato e agende uma visita com um de nossos Psicólogos-Consultores.

Descrição e Análise de Cargos

Descrição e Análise de Cargos